Dicas básicas para uma navegação mais segura

Cuidado! Aquele e-mail ou arquivo qualquer enviado para você pode conter vírus. Para não cair em armadilhas como essa, confira as dicas básicas para uma navegação mais segura

Perfil do Google: Sr.YX

Perfil do Facebook: Ynternix

Perfil do Twitter: @ynternix

Youtube: Canal Ynternix

E-mail: yx@ynternix.com

Dicas básicas para uma navegação mais segura
Dicas básicas para uma navegação mais segura
Vote neste artigo
0

A internet proporcionou um mundo de facilidades para usuários com os mais diversos perfis. Redes sociais, jogos, seriados, e-mails e transações bancárias dominaram o ambiente virtual, transformando nossa rotina. O detalhe, porém, é que entre tantos benefícios, a internet também abriu portas para que ameaças do cenário on-line, pudessem afetar nossa vida off-line.

Pensando nisso, saber como se comportar na web é indispensável, sendo possível investir em dicas simples, mas eficazes para qualquer pessoa. Confira:

Cuidados a serem tomados

Dicas básicas para uma navegação mais segura

Dicas básicas para uma navegação mais segura

Transações Financeiras:

Já alertamos isso no artigo “como saber se um site é seguro para realizar compras“, mesmo assim vale ressaltar que qualquer atividade que exija maior controle, como transações financeiras, devem ser realizadas a partir de dispositivos pessoais. Não utilize equipamentos de terceiros ou redes públicas e, de preferência, use um computador de mesa ou notebook.

Atualização de Aplicativos e Programas:

Manter atualizações em dia é indispensável para reforçar barreiras de segurança e corrigir brechas. Fique atento a novas versões de aplicativos e programas, mantendo seu equipamento sempre atualizado.

Atenção na Escolha de Senhas:

Seja em cadastros de sites financeiros à inscrições em redes sociais, o cuidado com as senhas deve ser o mesmo. Fuja de combinações óbvias (como telefones e datas comemorativas) e invista em senhas mesclando letras, números e caracteres especiais. Além disso, jamais use a mesma combinação em diferentes cadastros.

Instalação de Softwares de Segurança:

Mesmo tomando atitudes preventivas, baixar um antivírus é fundamental para uma navegação segura. Invista em opções reconhecidas no mercado, garantindo proteção tanto para dispositivos desktop, quanto para tecnologia móvel. Por isso, recomendamos que veja qual é o melhor antivírus do mercado.

Cuidado com Rede Wi-Fi Pública:

A conexão à internet fornecida por redes de locais públicos e gratuitos pode ser arriscada caso a intenção seja acessar dados confidenciais, como documentos de trabalho ou dados bancários. Na dúvida, quando estiver longe de uma rede confiável, o mais seguro é utilizar a conexão de seu próprio celular.

Bloqueio de Pop-ups:

É comum que pop-ups sejam utilizados para distribuir malwares. A dica, portanto, é configurar seu navegador para bloquear que essas janelas simplesmente “pulem” em sua tela, oferecendo a opção de aceitar ou não a abertura do conteúdo, de acordo com seu interesse.

Downloads:

Uma das dicas de ouro da internet é fazer downloads apenas de sites confiáveis. Fontes desconhecidas podem abrigar ameaças e arquivos maliciosos, comprometendo sua máquina. A atenção vale para o download de filmes, músicas, jogos, aplicativos, plug-ins e, principalmente, anexos de e-mails. Caso não conheça o remetente do conteúdo, não baixe.

Recomendações Gerais

Como navegar seguro pela internet

Como navegar seguro pela internet

Para garantir uma navegação segura, é preciso ficar atento aos itens levantados e, ainda, prestar atenção no que dizem outros usuários, além disso, saber qual é o melhor antivírus pago ou gratuito também é muito importante. Muitos golpes e ameaças passam a ser conhecidas graças aos comentários de internautas e notícias de sites especializados. Por isso, conferir pesquisas e informativos relacionados à segurança na internet também pode ser uma resposta.

O que achou do artigo?
Gravatar

Newsletter Ynternix

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!