O combustível do futuro será o hidrogênio, segundo pesquisa

Segundo pesquisadores, o melhor e mais ecológico combustível será o Hidrogênio: O combustível do futuro.

Perfil do Google: Sr.YX

Perfil do Facebook: Ynternix

Perfil do Twitter: @ynternix

Youtube: Canal Ynternix

E-mail: yx@ynternix.com

Combustível do futuro - Hidrogênio
Combustível do futuro - Hidrogênio
Vote neste artigo
0

Vários testes, projetos e experiências mostraram que o hidrogênio (H2), que é um dos gases encontrado em mais abundância no universo (92% de todo o universo é feito de hidrogênio), irá servir como o “futuro combustível” das máquinas e veículos. Um gás que não polui e que ao passar por combustão libera água potável, sem dúvida a melhor opção para um planeta mais ecológico e econômico.

Você sabe que a maior fonte de combustível vem do petróleo, e essa fonte a qualquer momento pode se esgotar. Além do esgotamento, existem outros riscos, e o mais preocupante é a queima do dióxido de carbono (CO2) que segue o caminho direto para a atmosfera, causando inúmeros danos ao nosso planeta, como o aquecimento global. Por esses e outros fatores, que pesquisadores vêm tentando contornar com a melhor e a mais rápida solução, o hidrogênio.

Como serão os veículos movidos a hidrogênio?

Chassi do carro movido a hidrogênio

Chassi do carro movido a hidrogênio

Os veículos que serão movidos pelo combustível do futuro (hidrogênio) não mudarão tanto, pelo menos nos primeiros anos. Eles terão um tanque igual aos de hoje em dia, mas com o gás hidrogênio dentro. A maior mudança mesmo será nos chassis dos carros. Todos usarão apenas um único modelo que poderá se adaptado para diversos formatos.

A obtenção do gás

Tubo para abastecer o carro de hidrogenio

Tubo para abastecer o carro de hidrogenio

Para obter o hidrogênio será preciso ir a algum posto qualquer, a diferença é que no lugar da gasolina será o H2. Existe outra teoria de que em um futuro próximo não será preciso nem ir ao posto para pegar o gás, o próprio veículo terá um sistema que irá colher o gás do próprio ar.

Os carros de hidrogênio serão movidos à eletricidade

…Mas pera ai, como os carros de H2 serão movidos à eletricidade? A verdade é que o H2 será usado junto com o oxigênio para se transformar em energia. Essa energia será a responsável pelo abastecimento do motor elétrico que fará as rodas girar.

Você deve está se perguntando, não seria melhor um carro movido à eletricidade?  A resposta é não, pois um que usa o hidrogênio para transformar em energia poderá ir mais longe, recarregar muito mais rápido (ou nem irá precisar recarregar, já que será obtido pelo próprio ar) e andar mais rápido. Além de tudo isso, a água irá sair pelo escapamento, ou até aproveitada para consumo.

Motor de H2 - Combustível do futuro

Motor elétrico

Alguns pesquisadores desse conceito admitem que a energia seja tanta que uma boa parte dela possa ser doada para a sua casa, ou seja, o seu veículo poderá ser usado como fonte de energia para a sua residência.

3 diferenças da gasolina e o hidrogênio:

  • A gasolina (vinda do petróleo) em combustão libera gases poluentes, o que não ocorre com o hidrogênio, que libera água potável.
  • O hidrogênio, por ser um gás, é mais leve e ocupa uma área menor do que a gasolina que é líquida.
  • A gasolina é uma fonte de combustível cara e limitada, ou seja, em breve irá acabar. Já o H2 é infinito no universo e será muito mais barato chegando, em breve, a custar quase nada, ou até mesmo nada.
Carro de corrida usando hidrogênio

Carro de corrida usando hidrogênio

Se esse conceito for adaptado a todos os meios de transporte, será muito mais fácil, ecológico e inteligente o seu uso. E você? Acha que o hidrogênio será o combustível do futuro?

3 Comentários publicados
Gravatar

  1. “O hidrogênio, por ser um gás, é mais leve e ocupa uma área menor do que a gasolina que é líquida.”

    Gás ocupa um volume maior comparado com o líquido. Tanto que o gás de cozinha é vendido liquefeito dentro do botijão para poder caber uma maior quantidade da substancia no recipiente.

    0
  2. Captar hidrogenio no ar? Onde pensam q estão? Em jupiter? Em saturno? Ai dento!!

    0
    1. Acredito que a ideia seja captar a água do ar, fazer a hidrólise, separando o hidrogênio do oxigênio. Mas o que é um pouco estranho, logo que a hidrólise requer energia elétrica, ou seja, você estaria utilizando energia elétrica para a eletrólise, para depois reagir o hidrogênio novamente com o o oxigênio e de alguma forma o balanço final de energia sendo favorável, o que é pouco provável.

      0

Newsletter Ynternix

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!