O Mito sobre o uso de antivírus no seu celular Android

Parece ser mentira, mas o uso de antivírus no seu celular Android mais atrapalha do que ajuda!

Perfil do Google: Sr.YX

Perfil do Facebook: Ynternix

Perfil do Twitter: @ynternix

Youtube: Canal Ynternix

E-mail: yx@ynternix.com

o uso de antivírus no seu celular Android
O mito sobre o uso de antivírus no seu celular Android
Vote neste artigo
0
o uso de antivírus no seu celular Android

O mito sobre o uso de antivírus no seu celular Android

Talvez, você tenha vindo ler essa matéria e pensado que ficamos loucos, mas a verdade é que o sistema Android (Google) é tão seguro quanto ao IOS (Apple), ou seja, o uso de antivírus para o celular é dispensável. Abaixo, explicamos o porquê.

O Android é um sistema diferente do Windows XP, 7, 8.1, 10, etc. Além de ser baseado em Linux, a plataforma opera de uma maneira diferente. O usuário precisa dar permissões ao instalar qualquer aplicação, além disso, dentro da sua própria codificação, existem recursos de segurança que auxiliam na descoberta de arquivos maliciosos os quais podem comprometer informações importantes.

Segurança da Google Play

Aplicativos

Aplicativos

No Windows é possível fazer a instalação de programas de terceiros sem a necessidade de verificação do software pela desenvolvedora. Já no Android, a Google play se torna o lugar mais seguro para baixar aplicativos, pois fornece uma série de segurança com filtros de antivírus que escaneiam tudo que for mantido nos servidores da Google.

Além disso, os aplicativos baixados de fontes externas não são executados automaticamente. Como dito antes, o vírus só vai conseguir fazer algo se você der permissão a ele. Por mais que o aplicativo esteja na memória, sem a sua instalação nada irá acontecer.

Como surgiu o mito sobre o uso de antivírus nos celulares Android?

O mito foi gerado por 3 principais motivos:

  1. A maioria das pessoas acha que o mesmo vírus criado para computador é o mesmo para Android e veem a necessidade de escolherem o melhor antivírus para o celular.
  2. Assim como o Windows nos computadores, o Android é o sistema operacional mais utilizado nos smartphones. Isso chama, ao mesmo tempo, a atenção de cibercriminosos e aumenta o número de tentativas de práticas maliciosas adaptadas para plataforma.
  3. Propaganda enganosa – As empresas viram uma forma de gerar mais lucro. Mesmo baixando um antivírus gratuito, você estará aumentando a popularidade da marca no mercado corporativo, onde as desenvolvedoras mais faturam, por isso que elas não desenvolvem apenas produtos gratuitos.

Como é possível pegar vírus no Android? Como se proteger?

Usar antivírus no android

Usando antivírus no Android

Você pode pegar vírus no seu celular de duas maneiras:

  1. Baixando arquivos de fontes externas: Isso ocorre muito com usuários que baixam aplicativos os quais cobram algum valor na Play Store (Google Play), pois fazendo o download do instalador com a extensão .APK o app não seria cobrado.
  2. Baixando músicas ou fotos contendo vírus, mas estes de computador (Windows): Por ser muito difícil a infecção de malwares no Android, os cibercriminosos tem como solução contaminar outros tipos de aparelhos, os computadores, já que o vírus criado pra Windows não infecta o Android por ele ser Linux. Neste caso, a intenção é de apenas usar o celular para transferir a música ou foto infectada para o PC ao plugar os dois aparelhos.

Veja o que as fabricantes de Smartphones dizem a respeito

Assim como nós do ynternix, as fabricantes também não recomendam o uso de antivírus no Android, pois podem danificar o sistema e, ainda por cima, acusar atualizações oficiais e importantes para os aparelhos como vírus (Chamado de falso-positivo). Abaixo, colocamos a conversa que tivemos com um dos atendentes da Motorola:

Screenshot_2015-08-21-20-22-59 Screenshot_2015-08-21-20-23-08

O veredito: Antivírus no Android vale a pena?

Desse modo, podemos afirmar que o antivírus no celular é um desperdício de espaço e bateria, já que ocupa uma parte da memória interna e fica rodando em segundo plano o tempo todo, consumindo mais recursos do aparelho.

Mesmo com tudo isso, não quer dizer que você esteja 100% seguro. Assim como qualquer sistema conectado à internet, há o risco do seu smartphone Android ser infectado, mas para isso acontecer, o usuário teria que dar permissões amplas ao aplicativo malicioso, muitas das quais não estão disponíveis para o próprio dono do aparelho, impossibilitando ou reduzindo mais ainda as práticas do criador do vírus (Cracker).

11 Comentários publicados
Gravatar

  1. Fiz um teste no meu Smart. com o sistema Mashimallow, onde eu tinha o AV pago da Kaspersky, que por sinal é uns dos melhores, como o Bit Defender. Mas observei que o meu Moto G, começou a travar a tela e, apagar também, quando compartilhava um post no zap. Ao desinstalar, n apresentou mais esses problemas, então concordo com o site, no tocante que os AVs realmente influi no sistema Android. N sei no iOs, mas influi.

    0
  2. Eu usei antivirus pra proteger o meu android só que de vez quando o meu aparelho começou a travar fo nada mais eu tirei do meu android por que ele cosumia a bateria do meu android

    0
  3. Muio bem explicado..

    0
  4. Tentei baixar um antivirus (Psafe) no meu Positivo one s420. Ele perdeu a cor, ficando tudo embaçado. O que pode ter acontecido?

    0
    1. Sr.YX

      Contate o suporte da Psafe, infelizmente não podemos ajudar! Abraços!

      1
  5. Muito bom, sempre tive minhas dúvidas sobre o antivírus sempre eu baixo o celular trava não tem um bom desempenho.

    0
    1. Sr.YX

      Ficamos felizes em ajudar. Agradecemos pelo comentário!

      0
  6. Gostei do Post. Tava procurando essa informação, pois estava i conformado em ter de utilizar antivírus no Linux/Android.
    Obg.

    0
    1. Sr.YX

      Obrigado Daniel, estamos aqui para passar uma informação coerente! Abraços!

      0
  7. Muito bom!

    0
    1. Sr.YX

      Obrigado Daniel pelo comentário! 😀

      0