Óculos de realidade virtual (ou realidade aumentada), saiba mais sobre essa tecnologia fascinante.

Uma das tecnologias que está chamando mais a atenção do público são os óculos de realidade virtual, uma experiência de imersão que mistura o virtual com a realidade.

Perfil do Google: Sr.YX

Perfil do Facebook: Ynternix

Perfil do Twitter: @ynternix

Youtube: Canal Ynternix

E-mail: yx@ynternix.com

Óculos de realidade virtual
Óculos de realidade virtual
Vote neste artigo
1

Com o recente avanço da melhoria de gráficos e processamento, uma ideia já explorada, mas sem sucesso anteriormente, está de volta. Estamos falando dos novos óculos de realidade virtual.

Os movimentos da cabeça do usuário são utilizados para proporcionar uma experiência imersiva e única, tornando o uso dos óculos de realidade aumentada perfeito para jogos e filmes.

A tecnologia adotada para o dispositivo não é bicho de sete cabeças. A Google disponibiliza até um modelo de papelão (isso mesmo, você não está lendo errado) usado em conjunto com um smartphone qualquer, proporcionando uma interação maior ao cenário virtual exibido na tela do celular.

Oculus Rift

A empresa “Oculus” é o responsável pelo aperfeiçoamento da tecnologia de realidade virtual, trazendo ao mercado o modelo “Rift” como resultado.

A Oculus foi fundada na Kickstarter Inc. (site de financiamento coletivo) e o projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Palmer Luckey

A versão para consumidores já está disponível e custa US$ 599 (algo em torno de 2500 reais).

Sony PlayStation VR

Disponível a partir do segundo semestre de 2016, o Sony PlayStation VR terá uma tela de 5,7 polegadas e rodará jogos em 120 fps.

A Sony ainda não pronunciou o preço da versão final.

Samsung Gear VR

Com um dos preços mais acessíveis, o Samsung Gear VR já está disponível para consumidores finais por $199.99

Ele é um oculus rift que utiliza um smartphone da linha Samsung como processador e tela (Galaxy S6 ou Note 4).

Já vem com um host de jogos e um Loja com conteúdo para realidade virtual (Milk VR), disponível nos estados unidos.

HTC Vive

Os óculos de realidade virtual da Steam, em colaboração com a Valve, já chegaram ao mercado por US$ 799. O kit vem com um visor, dois controles e duas bases de rastreio.

Além de proporcionar uma experiência realista, cada controle pode ser usado para acionar o gatilho da arma em um jogo. Como se já não bastasse, o espaço a se locomover, também, se torna proporcional ao ambiente do game.

Microsoft HoloLens

Microsoft HoloLens são óculos de realidade aumentada que pretende misturar elementos reais ao seu redor com imagens holográficas virtuais, tendo suporte a comandos de voz e gestos.

Na prática, isso quer dizer que você, por exemplo, pode ver o mundo de Minecraft em sua mesa da cozinha ou exibir em uma escala real algum projeto em 3D.

Microsoft HoloLens já teve sua pré-venda em fevereiro desse ano, mas, infelizmente, ainda não tem data de lançamento para sua versão final.

FOVE VR

Diferente de todos os outros VR Glasses, o Fove VR traz um sistema de rastreio de movimento dos olhos com um sensor infravermelho, oferecendo um sistema de controle que seus competidores não têm, deixando o uso menos cansativo, já que não é preciso movimentar muito a cabeça.

O modelo já está disponível pelo preço de $349.

Google Cardboard

Sim, parece brincadeira, mas a Google lançou os óculos de realidade virtual feitos de papelão.

Como falamos anteriormente, ele utiliza qualquer smartphone que, com ajuda de aplicativos específicos, exibe uma imagem adaptada para as lentes do CardBoard.

O gadget, anunciado pela Google na sua versão numero 1, em 2014, está disponível pela mixaria de $29,95. Há réplicas da China que você pode encontrar por até $3,00.

O que achou do artigo?
Gravatar