www.ynternix.com

Qual é o melhor antivírus gratuito?

Veja o teste dos mais famosos softwares de segurança grátis e saiba qual é o melhor antivírus gratuito do mercado.
Publicado em: 01 abr, 2016 às: 23:50Atualizado em: 31 maio, 2016 às: 19:04
Perfil do Google: Sr.YT Perfil do Facebook: Ynternix Tec Perfil do Twitter: @ynternix YouTube: Canal YT

Para você não ficar desprotegido e não ter os seus dados em mãos erradas, nada melhor do que a escolha certa de um bom software de segurança. Para isso, é preciso analisar o teste entre os melhores antivírus gratuitos do mercado.

Com base em uma votação realizada no Ynternix, coletamos os aplicativos mais famosos entre os nossos visitantes. São eles: Panda Free Antivirus, Avast Free Antivirus, Avira Free Antivirus e AVG Antivirus Free.

Melhor antivírus gratuito

Melhor antivírus gratuito

Os testes não são fáceis e exigem uma minuciosa análise de cada antivírus, além disso, há aqueles que têm opiniões diferentes e um olhar crítico para mais ou para menos em certas questões que iremos apresentar neste artigo, dificultando um resultado mais preciso. Porém, o que vai determinar de uma vez por todas qual é o melhor antivírus será o conjunto de ferramentas e o quanto é eficiente na detecção de vírus.

Leia também: O Mito sobre o uso de antivírus no seu celular Android

A nossa análise foi dividida em 7 quesitos e no final o veredito do melhor antivírus gratuito – lembrando também que fizemos gráficos (numa escala e 0 a 10) em cada tópico para comparar o resultado de cada programa. Veja como foi divido:

  1. Performance na inicialização VS Tempo de escaneamento
  2. Menor consumo de memória e processamento do computador
  3. Maior facilidade na Instalação
  4. Interface mais agradável e intuitiva
  5. Ferramentas adicionais de proteção
  6. O antivírus que detectou menos “falso positivo”
  7. Eficácia na detecção e remoção de vírus

Bom, chega de enrolação, confira nossos testes logo abaixo:

Performance na inicialização VS Tempo de escaneamento

Nada adianta ter um bom antivírus se no momento da verificação leva muitas horas para encontrar as ameaças e, ainda por cima, deixa o seu computador lento na inicialização.

Para chegar ao resultado, tivemos que tirar a média do tempo dos escaneamentos rápidos e escaneamentos completos que os 4 antivírus possuem, junto a duração que o sistema operacional leva para inicializar e desligar. Desse modo, obtemos a melhor performance com o menor tempo de verificação de vírus.

O software de proteção que levou a boa nesse teste foi o Avira Free Antivirus. Em segunda posição, o Avast Free Antivirus, seguido do AVG Antivirus Free que ficou em terceiro lugar. Por último, com um desempenho não muito satisfatório, veio o Panda Free Antivirus.

Performance dos antivirus gratuitos

Menor consumo de memória e processamento do computador

É muito importante saber quanto de memória RAM e de processamento da CPU o antivírus instalado está consumindo, já que não vale a pena proteger seu computador ao mesmo tempo que o faz de carroça.

Como você pode ver no gráfico abaixo, o programa que saiu na frente foi o Avast Free Antivirus, mas não muito longe do Panda Free Antivirus, que veio logo em seguida. O Avira Free Antivirus foi o intermediário nesse quesito. Já o AVG Antivirus Free teve um desempenho horrível, deixou a máquina lenta e consumiu muita memória RAM, aparentemente, sem necessidade.

Menor consumo de memória e processamento do computador pelos softwares de segurança

Maior facilidade na Instalação

Ninguém gosta de esperar por muito tempo um programa ser instalado. Isso também vale para os nosso antivírus, que, além do baixo consumo de memória e processamento, devem facilitar, apresentando passos simples, a instalação para seus usuários.

O guerreiro que menos demorou para concluir a instalação foi o Avast. O Panda seguiu logo em segundo. Bem de perto, em terceiro lugar, veio o AVG. Mas o pior desempenho foi do Avira que apresentou uma instalação mais demorada e complicada.

Maior facilidade na Instalação

Interface mais agradável e intuitiva

O ynternix levou em conta, além da aparência, a sua organização e a melhor interação com o usuário básico, já que os antivírus devem suprir, principalmente, a necessidade daqueles que não são experts na área. Vamos ao resultado:

Interface do AVG Antivirus Free

AVG 2016

A interface que nos chamou mais atenção tanto pela facilidade de manuseio nas configurações mais avançadas, quanto pela organização das principais funções, foi a do AVG – Destacando o que faz parte da versão paga e o que faz parte da versão gratuita.

Interface do Avast Free Antivirus

Avast 2016

O Avast possui seu diferencial com uma interface agradável e de fácil uso. Além disso, assim como o AVG, apresenta as principais ferramentas de verificação bem destacadas em sua tela inicial. Por conta disso, nos fez classifica-lo em 2º lugar.

Interface do Panda Free Antivirus

Panda Free 2016

O Panda Free Antivirus mescla simplicidade com uma interface agradável. De cara, é possível ver o status de segurança, como arquivos em quarentena, arquivos escanceados e ameaças bloqueadas. Ao lado disso, vem o botão de Scan; mais abaixo, a ferramenta de “Proteção USB” e, por último, o monitoramento de processos.

Interface do Avira Free Antivirus

Avira 2016

Ao buscar por funções mais avançadas, o usuário leigo se perde com facilidade, já que elas não estão tão bem organizadas quanto aos dos seus concorrentes. Foi esse o principal motivo pela baixa reputação em nossa análise.

Podemos dizer que os 4 softwares se saíram muito bem, deixando a desejar apenas o Avira que, apesar de ter evoluído muito, passa a impressão de ainda faltar algo.

Interface mais agradável e intuitiva

Ferramentas adicionais de proteção

Embora ferramentas adicionais sejam o chamariz para as versões pagas dos antivírus, algumas podem estar presentes e fazer a diferença na versão free, pois complementam a segurança que o programa oferece. Ou seja, é algo que não deixa de ser importante para o conjunto de proteção, mesmo que essas aplicações sejam escassas na licença gratuita.

O antivírus que mais apresentou ferramentas, uma delas de proteção de rede e outra de atualizações de programas básicos, como o adobe flash, foi o Avast.

O AVG também apresentou diversas aplicações adicionais, como o TuneUP que atualiza programas ociosos do Windows.

O Panda ficou em terceiro. Ele possui um scan especializado para todas as conexões USB da máquina.

Por último, ficou o Avira. Possui a ferramenta de controle dos pais, esses podem monitor as coisas que o filho anda fazendo no facebook, por exemplo.

Ferramentas adicionais de proteção

O antivírus que detectou menos “falso positivo”

Para aqueles que não sabem, falso positivo é quando o antivírus detecta arquivos inofensivos (documentos, pastas ou programas) como vírus. Para que isso não seja um susto no futuro, fizemos o teste. Aqui, já adiantamos que a maioria não detectou muita coisa, o que é ótimo para o usuário.

O antivírus que detectou menos “falso positivo”

No gráfico acima, o vencedor foi o AVG que, diferente do Panda, não detectou nenhum falso positivo. Avast e Avira ficaram empatados nesse quesito.

Eficácia na detecção e remoção de vírus

Este é o teste que tem mais valia, já que determina qual o antivírus que possui eficácia na detecção de vírus, ou seja, qual o guerreiro que mais protege o PC contra qualquer tipo de ameaça.

Leia também: Os maiores hackers do mundo

Na análise, foi realizada a detecção de todo tipo de malware (vírus, cavalos de tróia, ransomware, worms, spyware, adware) e páginas infectadas na web, ou seja, o bloqueamento de sites altamente perigosos. Nesse quesito, todos os antivírus gratuitos se igualaram, com mínimas diferenças:

Eficácia na detecção e remoção de vírus

O Panda Free Antivirus foi o que apresentou melhor detecção e agilidade na remoção das pragas virtuais. O Avira Free Antivirus veio bem grudado, ocupou o segundo lugar. Já o Avast e o AVG ficaram empatados e, também, muito próximos do título.

O melhor antivírus gratuito

Você deve ter ficado muito curioso para saber o resultado final deste teste cansativo, não é mesmo? Confira a pontuação de cada um deles abaixo:

Melhor antivírus gratuito

O vencedor foi o Avast, pois detectou grande número de vírus, bloqueou vários sites perigosos da web e não ficou muito para trás nos outros quesitos deste teste, além disso, apresentou muitas ferramentas que fazem muita diferença na hora de proteger o seu computador. Faça o download dele abaixo e veja a nossa análise mais detalhada: Download Avast – O melhor antivírus gratuito de 2016.

Apesar de ser um bom antivírus gratuito, tenha cuidado! Mesmo com esses resultados satisfatórios, o Avast, assim como todos os outros softwares de segurança, não garante total proteção contra os vírus espalhados pela web.

A nossa recomendação é comprar um antivírus pago que venha com todas as ferramentas necessárias para proteger a sua máquina. Quanto a isso, recomendamos que veja o artigo abaixo:

Lei mais: Saiba qual é o melhor antivírus pago

Quem agarrou o segundo lugar foi o Panda Free Antivirus. Ele detectou maior número de ameaças e não ocasionou lentidão no sistema.

O Avira Free Antivirus não se deu muito bem em alguns quesitos, entretanto, sua ótima análise e remoção dos vírus, junto ao baixo consumo de processamento, o fez ultrapassar o AVG. Mesmo assim, vale ressaltar que o programa é complicado na instalação e possui uma interface desagradável aos usuários mais leigos.

Já o AVG Antivirus Free pegou o último lugar. O programa possui várias ferramentas e também não ficou muito para trás na detecção de vírus, mas o que manteve em última posição foi o seu exagerado consumo de recursos do computador, que pode irritar qualquer um que não tenha uma máquina com muita memória RAM.

Qual antivírus gratuito você prefere?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
18 Comentários publicados

  1. Gustavo Oliveira

    Pra mim o Avast é o melhor!

  2. André

    Se for ler, leia até o fim!!! se não, continue com seu lixo de antivírus –

    eu só tenho uma ‘curta experiência’ de 13 anos com os anti-vírus citados neste artigo e outros mais, também sei que anti-vírus que presta não dá alarme só quando você usa o Malwarebytes ou o ComboFix, etc… como o COMODO, o AVG, o AVAST fazem…

    Não fazendo merchan(kkk), mais falando a realidade sobre a minha experiêcia com Anti-vírus, Cavalos de tróia, Sality(o Sality.NBA é mais persistente que vocês), Worms, etc…

    Baixem o Malwarebytes(novamente, sem merchan, é por questão de segurança),

    façam uma verificação com ele e vocês verão que conforme ele vai achando os vírus escondidos, o AVG, o AVAST ou o COMODO também vão achar(não detectou antes), só pra mostrar serviço, uma vez que o vírus trabalhava no pc a tempos e ele(o ‘anti-vírus’ kkkk), não detectou nada…

    Agora, se você usa o Avira ou NOD32, o Malwarebytes não vai achar nada de vírus, por que não vai ter nada mesmo!!! e se tiver, o AVIRA ou o NOD32 “já avisou e você não fez nada para resolver”, ou então o o banco de dados de assinatura de vírus está desatualizado(como o Windows XP, um vovozinho que todo mundo gosta, gente boa, mais quase não vai mais, nem no tranco),

    Resumindo… AVAST(até detecta vírus de memória, mais não remove os novos) e o AVG(Tem ati-vírus?? Tenho, ele é bom ñ dá nem aviso de vírus…) pra mim juntos, não dá pra montar um Anti-Vìrus que presta.

    Eu descobri um vírus que consegue(em termos – um WORMzinho) desativar o AVIRA e(ou) fazer ele ficar travando a máquina através do atualizador do banco de dados do AVIRA, que ao começar a baixar atualização, é finalizado pelo vírus e por ser persistente em seu trabalho, abre várias vezes o mesmoprocesso(do atualizador) e chega a travar o pc…
    …o jeito foi formatar o pc e instalar outro anti-vírus, instalei o NOD32, que não deixou o pc dar problemas nos últimos 5 anos no pc do cliente(eu confiro a segurança do pc a cada 3 meses)… além de ser mais leve até o Microsoft Security e tals…

  3. robinson

    eu uso o avast é muito bom,obrigado pelas dicas.

  4. deftonesmetal

    olha pessoal eu usava o avira,depois mudei para o AVG. eu acho melhor o AVG. no meu caso eu ja fiz varios testes, eo microsoft security essentials deixa muito a desejar. eu peguei virus 7 vezes com ele. no caso do AVAST. ele e pesado,deixa o sistema lerdo. sendo assim,eu fico com o AVG. ele e melhor. ok muito obrigado.

    • andré

      O AVG e o AVAST são bons, quando usados com o MalwareBytes, você continua com seu ‘anti-vírus’ e o Malwareby´tes não deixa você pegar vírus, além de remove os que o seu ‘anti-vírus’ não achou… OBS: Se você usar o Malwarebytes e sua máquina ficar pesada depois de reiniciar após a verificação do Malwarebytes, ou você tem um pc fraquinho(compre outro melhor), ou o seu sistema já tá bastante prejudicado pelo vírus (que o seu “anti-vírus” não detectou), nesse caso, formate o pc, depois, com o win instalado reinstalado, instale o Malwarebytes, o AVIRA(se seu pc tiver mais de 1 gb de memória ou o NOD32(até no win 95, o mais leve e eficiente)), aí, você pode clickar nos links de vírus e baixar o seu Torrent, arquivo do ares, usar etc.. se for vírus vai ser removido, se for arquivo infectado, vai ser limpo, se não tiver B.O nenhum, você realmente está protegido.

  5. Eu estou tendo dificuldades com o Avast no windows 8. este post me ajudou a escolher uma alternativa. Valeu

  6. Adorei o post.. irei escolher o melhor antivirus para meu pc… acho que o AVG seria bom.. é gratis .. posso testar antes e tudo..

  7. Silvinei Martins

    Eu sempre usei o AVAST um excelente antivirus.. formato 6 pc por mes em todos eu sempre instalo o antivirus AVAST, e nunca tive reclamação do antivirus.. excelente… otimo… eficaz

    • sr.YT

      Com certeza o Avast é um bom antivírus, dos gratuitos é o que se destaca, mas se o usuário quiser uma proteção perto de 100%, terá que recorrer a um AV pago 🙁

  8. Renato Kwiatkowski

    Informações muito importantes…

    Muito obrigado….

    Abraços

    • sr.YT

      Obrigado Renato Kwiatkowski pelo comentário 😀 e por ter gostado das informações. Abraços!!!

    • andré

      Não acredite em avaliações alheias na internet, além dos ganho(R$) para falar bem, tem o fato de ás vezes os testes terem sido executados em um curto espaço de tempo…

      Ou seja: fora a questão do R$ pra divulgar, (o Baidu(lixo) é o melhor antivírus na opinião do Baixaki e Tectudo, SuperDownloads – ambos são da Globo.com), ainda tem os que fazem uma avaliação sem resultados concretos(quem vem a longo prazo), eu só tenho 13 anos no ramo(expecífico) de remoção de Worm, Cavalos de tróia, Sality(Y ou NBA que usar Visual Basic pra infectar os programas) e outros…

  9. Muito legal! Grato pela postagem.

Artigos mais recentes

Newsletter Ynternix

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!