www.ynternix.com

Qual é o melhor antivírus gratuito?

Veja o teste dos mais famosos softwares de segurança grátis e saiba qual é o melhor antivírus gratuito do mercado.
Publicado em: 05 ago, 2012 às: 15:56Atualizado em: 23 jan, 2014 às: 15:09
Perfil do Google: Sr.YT Perfil do Facebook: Ynternix Tec Perfil do Twitter: @ynternix YouTube: Canal YT

Para você não ficar desprotegido e não ter os seus dados em mãos erradas, nada melhor do que a escolha certa de um bom software. Para isso, é preciso analisar o teste entre os melhores antivírus gratuitos do mercado.

São eles: AVG Antivírus, Avira Antivir Personal, Avast Free Antivirus, Comodo Antivírus e o Microsoft Security Essentials.

Eficácia dos antivírus gratuitos

Foi realizada a detecção de sites infectados na web, ou seja, o bloqueamento de páginas altamente perigosas. Neste quesito, todos os antivírus gratuitos se igualaram, com mínimas diferenças.

security antivírus 3d

Security antivírus 3d – Proteção

Outro fator importante é a remoção de pragas virtuais. O AVG teve uma boa detecção em tempo real e uma varredura do sistema mais eficiente do que os outros antivírus gratuitos.

Desempenho dos antivírus gratuitos

Nada adianta ter um bom antivírus se no momento do escaneamento leva muitas horas para encontrar as ameaças.

Neste teste de desempenho, mais uma vez, o AVG foi o melhor. O software teve um escaneamento mais rápido e com menos interferência no uso da máquina. Já com o ultimo colocado, não podemos dizer o mesmo, o Microsoft Security Essentials obteve o pior resultado.

Consumo de recursos dos antivírus gratuitos

microsoft security essentials

Microsoft Security Essentials

É muito importante saber se o antivírus instalado no computador consome muita memória. Nesta análise, o Microsoft Security conseguiu consumir menos recursos da máquina, mas isso se deve por conta da interação com o Windows, já que os dois foram desenvolvidos pela mesa empresa.

O AVG Antivírus foi o pior neste quesito, deixando até a inicialização do Windows bastante demorada.

Interface

O olhar digital levou em conta, além da aparência, a sua organização e o fácil uso. O melhor resultado para esses critérios foi do Avast, pois mostrou ser mais organizado com as diversas funções que possui, além do seu uso ser fácil. Em seguindo, veio o AVG Antivírus seguido pelo Comodo.

avast interface

Avast Interface

Instalação

Ninguém gosta de ficar esperando por muito tempo um programa ser instalado, por isso mesmo que não foi deixado de lado a instalação dos antivírus AVG, Avira, Comodo, Avast e Microsoft Security.

O guerreiro que menos demorou para concluir a instalação foi o Microsoft Security, pois como foi criado pela Microsoft, a sua instalação é feita totalmente pelo Windows. Seguindo, veio o Avira e o Avast.

O melhor antivírus gratuito:

AVG Antivírus gratuito - 2012

O vencedor foi o AVG, pois detectou grande número de vírus, bloqueou vários sites perigosos da web e não ficou muito para trás nos outros quesitos deste teste.

Apesar de ser um bom antivírus gratuito, tenha cuidado. Mesmo com esses resultados satisfatórios, o AVG não detecta mais de 80% dos vírus espalhados pela web. A nossa recomendação é comprar um antivírus pago que venha com todas as ferramentas necessárias para proteger o seu computador.

Caso você ache que o AVG seja muito pesado para a sua máquina, recomendamos o Avast ou o Avira, que em testes mais recentes foram os vencedores: Os melhores antivírus de 2013.

Qual antivírus gratuito você prefere?

Ver resultados

Loading ... Loading ...
20 Comentários publicados

  1. Eu usava o Avira,depois mudei para o Microsoft Security Essentials que deixou muito a desejar. eu peguei vírus algumas vezes com ele, amigos indicaram o Psafe e eu passei a usar e tenho certeza que ele está me protegendo.

  2. Gleison Luz

    dos que experimentei até hoje, o único que foi gratuito foi o da Psafe, todos os outros tinha que acabar pagando, na hora do aperto! :S

  3. Gustavo Oliveira

    Pra mim o Avast é o melhor!

  4. camila vasconcellos

    eu gosto mt de dois grátis que já usei: o avg e psafe total, são os mais fáceis de atualizar.

  5. André

    Se for ler, leia até o fim!!! se não, continue com seu lixo de antivírus –

    eu só tenho uma ‘curta experiência’ de 13 anos com os anti-vírus citados neste artigo e outros mais, também sei que anti-vírus que presta não dá alarme só quando você usa o Malwarebytes ou o ComboFix, etc… como o COMODO, o AVG, o AVAST fazem…

    Não fazendo merchan(kkk), mais falando a realidade sobre a minha experiêcia com Anti-vírus, Cavalos de tróia, Sality(o Sality.NBA é mais persistente que vocês), Worms, etc…

    Baixem o Malwarebytes(novamente, sem merchan, é por questão de segurança),

    façam uma verificação com ele e vocês verão que conforme ele vai achando os vírus escondidos, o AVG, o AVAST ou o COMODO também vão achar(não detectou antes), só pra mostrar serviço, uma vez que o vírus trabalhava no pc a tempos e ele(o ‘anti-vírus’ kkkk), não detectou nada…

    Agora, se você usa o Avira ou NOD32, o Malwarebytes não vai achar nada de vírus, por que não vai ter nada mesmo!!! e se tiver, o AVIRA ou o NOD32 “já avisou e você não fez nada para resolver”, ou então o o banco de dados de assinatura de vírus está desatualizado(como o Windows XP, um vovozinho que todo mundo gosta, gente boa, mais quase não vai mais, nem no tranco),

    Resumindo… AVAST(até detecta vírus de memória, mais não remove os novos) e o AVG(Tem ati-vírus?? Tenho, ele é bom ñ dá nem aviso de vírus…) pra mim juntos, não dá pra montar um Anti-Vìrus que presta.

    Eu descobri um vírus que consegue(em termos – um WORMzinho) desativar o AVIRA e(ou) fazer ele ficar travando a máquina através do atualizador do banco de dados do AVIRA, que ao começar a baixar atualização, é finalizado pelo vírus e por ser persistente em seu trabalho, abre várias vezes o mesmoprocesso(do atualizador) e chega a travar o pc…
    …o jeito foi formatar o pc e instalar outro anti-vírus, instalei o NOD32, que não deixou o pc dar problemas nos últimos 5 anos no pc do cliente(eu confiro a segurança do pc a cada 3 meses)… além de ser mais leve até o Microsoft Security e tals…

  6. robinson

    eu uso o avast é muito bom,obrigado pelas dicas.

  7. deftonesmetal

    olha pessoal eu usava o avira,depois mudei para o AVG. eu acho melhor o AVG. no meu caso eu ja fiz varios testes, eo microsoft security essentials deixa muito a desejar. eu peguei virus 7 vezes com ele. no caso do AVAST. ele e pesado,deixa o sistema lerdo. sendo assim,eu fico com o AVG. ele e melhor. ok muito obrigado.

    • Marcondes Peixoto

      Kra, instala o antivírus da PSafe. Ele é bom e não é pesado. Uso ele há um tempão e nunca me deixa na mão. Além disso os scans são mega rápidos. Consigo usar o pc de boa enquanto ele tá fazendo a verificação.

    • andré

      O AVG e o AVAST são bons, quando usados com o MalwareBytes, você continua com seu ‘anti-vírus’ e o Malwareby´tes não deixa você pegar vírus, além de remove os que o seu ‘anti-vírus’ não achou… OBS: Se você usar o Malwarebytes e sua máquina ficar pesada depois de reiniciar após a verificação do Malwarebytes, ou você tem um pc fraquinho(compre outro melhor), ou o seu sistema já tá bastante prejudicado pelo vírus (que o seu “anti-vírus” não detectou), nesse caso, formate o pc, depois, com o win instalado reinstalado, instale o Malwarebytes, o AVIRA(se seu pc tiver mais de 1 gb de memória ou o NOD32(até no win 95, o mais leve e eficiente)), aí, você pode clickar nos links de vírus e baixar o seu Torrent, arquivo do ares, usar etc.. se for vírus vai ser removido, se for arquivo infectado, vai ser limpo, se não tiver B.O nenhum, você realmente está protegido.

  8. Eu estou tendo dificuldades com o Avast no windows 8. este post me ajudou a escolher uma alternativa. Valeu

  9. Adorei o post.. irei escolher o melhor antivirus para meu pc… acho que o AVG seria bom.. é gratis .. posso testar antes e tudo..

  10. Silvinei Martins

    Eu sempre usei o AVAST um excelente antivirus.. formato 6 pc por mes em todos eu sempre instalo o antivirus AVAST, e nunca tive reclamação do antivirus.. excelente… otimo… eficaz

    • sr.YT

      Com certeza o Avast é um bom antivírus, dos gratuitos é o que se destaca, mas se o usuário quiser uma proteção perto de 100%, terá que recorrer a um AV pago :(

  11. Renato Kwiatkowski

    Informações muito importantes…

    Muito obrigado….

    Abraços

    • sr.YT

      Obrigado Renato Kwiatkowski pelo comentário :D e por ter gostado das informações. Abraços!!!

    • andré

      Não acredite em avaliações alheias na internet, além dos ganho(R$) para falar bem, tem o fato de ás vezes os testes terem sido executados em um curto espaço de tempo…

      Ou seja: fora a questão do R$ pra divulgar, (o Baidu(lixo) é o melhor antivírus na opinião do Baixaki e Tectudo, SuperDownloads – ambos são da Globo.com), ainda tem os que fazem uma avaliação sem resultados concretos(quem vem a longo prazo), eu só tenho 13 anos no ramo(expecífico) de remoção de Worm, Cavalos de tróia, Sality(Y ou NBA que usar Visual Basic pra infectar os programas) e outros…

  12. Muito legal! Grato pela postagem.

Artigos mais recentes