www.ynternix.com

Qual o melhor antivírus de 2013?

Qual é o melhor antivírus? Veja o resultado do teste dos melhores antivírus do mercado e saiba qual foi o vencedor.
Publicado em: 09 jun, 2013 às: 22:30Atualizado em: 20 set, 2013 às: 21:20
Perfil do Google: Sr.YT Perfil do Facebook: Ynternix Tec Perfil do Twitter: @ynternix YouTube: Canal YT

Muitos se perguntam como escolher o melhor antivírus, mas no meio entre centenas de programas de segurança a resposta é até complicada. Por isso, iremos mostrar neste artigo 3 testes – de diferentes laboratórios digitais – que mostram os resultados dos melhores antivírus de 2013. São mais de 20 marcas, tanto gratuitas quanto pagas. Confira:

AV-Comparatives: Detecção de vírus

A AV-Comparatives é uma companhia austríaca que realiza diversos testes, geralmente 2 vezes ao ano, que determinam a eficácia das principais marcas de antivírus da atualidade. Já é uma referencia no ramo de segurança por causa de seus testes precisos e bem detalhados.

Este ano, a AV-Comparatives coletou dados de 21 marcas de softwares de segurança mais populares no mundo, e apenas 4 delas conseguiram 100% de eficiência no termo “proteção no mundo real”, que nada mais é do que um teste que analisa como cada antivírus se comporta no dia a dia. Veja a imagem abaixo:

Detecção de vírus

Detecção de vírus

O pior resultado foi do AhnLab V3 Internet Security.

Detecção de arquivos e falso positivo

Outro teste, talvez até o principal deles, é a detecção de vírus, que determina qual o antivírus que consegue identificar com mais precisão possíveis ameaças no computador.

A imagem abaixo mostra os arquivos infectados que foram ignorados pelos antivírus, ou seja, quanto menor a porcentagem, melhor a detecção de vírus. Neste quesito, o pior desempenho foi do antivírus Symantec.

Detecção de arquivos e falso positivo - Melhor antivírus

Detecção de arquivos

O AV-Comparatives também realizou o teste do “falso positivo” que é a detecção de arquivos saudáveis confundidos por infectados. O melhor resultado também é daquele que obteve o menor número. O antivírus Emsisoft Anti-Malware 7.0 foi o pior neste teste. Veja:

Detecção de "falso positivo"

Detecção de arquivos “falsos positivos”

ProTeste: O melhor antivírus pago e gratuito

A ProTeste também não ficou de fora e fez em seu laboratório a análise de 10 marcas de Internet Security pagos e 3 antivírus gratuitos. O resultado do teste foi de acordo com a detecção de vírus (12.000 vírus ao todo), proteção na internet e o consumo de recursos de cada programa.

Entre os pagos, os 3 melhores, na sequência, foram: Gdata, Kaspersky e Bitdefender. Já o melhor antivírus gratuito, segundo a ProTeste, foi o Avast. Abaixo você poderá conferir a imagem referente ao teste:

ProTeste: O melhor antivírus

ProTeste: O melhor antivírus

Olhar digital: O melhor antivírus pago

O olhar digital também fez testes com os antivírus mais populares (BitDefender, Kaspersky, Norton, F-Secure e G-Data) para ver qual se sairia bem em termos de Interface, consumo de recursos, recursos adicionais, instalação e, obvio, eficácia de rastreamento de vírus.

O resultado do melhor antivírus, segundo o vídeo acima, foi o seguinte: BitDefender em primeiro lugar, pois detectou mais ameaças; Kasperksy em segundo, mas bem junto do BitDefender; Norton em terceiro; F-Secure em quarto e em última posição, o antivírus que ganhou o primeiro lugar na ProTeste, o G Data.

Temos que ressaltar que a diferença de desempenho da detecção de vírus entre os programas foi bem pouca, todos mostraram ser eficientes na segurança do computador.

Conclusão do melhor antivírus

Segurança - Melhor antivírus

Segurança: O melhor antivírus

Nos 3 testes os resultados foram diferentes, mas percebemos que o BitDefender, o Kaspersky e o G Data sempre ficaram entre os primeiros.

Além disso, todos os laboratórios afirmam que o resultado do melhor antivírus pode variar, pois todos os dias surgem novas ameaças e cada software tem o seu modo de lidar com elas.Por isso, não indicamos o melhor, mas sim os melhores antivírus de 2013:

Entre os gratuitos se destacam o Avast (98,9% de eficácia) e o Avira (97,4% de eficácia) .

10 Comentários publicados

aviso
Atenção: Se você tiver alguma dúvida ou pergunta sobre peças de computador, como fazer algo, ou outro assunto que não seja relacionado a este artigo, por favor, abra um tópico em nosso fórum e em breve o Sr.YT responderá a sua pergunta. Acesse: Fórum Sabe Tudo
  1. João

    Melhor mesmo e por ser gratuito baidu pc faster junto com antivirus

  2. Júnior

    Nas tabelas de detecção de vírus, detecção de arquivos e falso positivo aparece ESET ! Acho que é o NOD32 e pelos resultados acho que ele deveria estar na tabela dos melhores antivirus!

  3. Douglas

    gostei muito das informações aqui colocadas e da forma clara e instrutiva, mas me surgiu uma duvida. Pq o Esete NOD32 não consta da lista?
    Grato

  4. Maria de Lourdes Cortez

    Olá pessal da Ynternix, tudo bem?

    Me chamo Maria e fiquei muito feliz em ler este post. Realmente há muitos links e sites maliciosos. Quase perdi todos os dados do meu computador e fico com receio em relação a sites que as minhas crianças possam acessar de forma ingênua, por isso recomendo ter um bom antivirus online, nem que seja pago. E que monitorem o que seus filhos acessam, por segurança mesmo. Sou mãe e sei que diferentes pais têm as mesmas preocupações que as minhas.

    Eu optei por um pago e não me arrependo. Eu uso o NUV3M, um antivirus online barato, rápido e seguro. Muito bom mesmo. Dá para saber aqui ó: http://www.nuv3m.net/servicos-computacao-nuvem/antivirus-online/

    E é isso pessoal, espero ter contribuído para o post. Será que vocês podem fazer um post sobre antivirus free para celulares Gálaxy?

    Obrigada e sucesso.
    Um grande abraço,
    Maria

    • sr.YT

      Obrigado Maria De Lourdes Cortez pelo comentário e pela dica desse antivírus. Já estamos elaborando uma lista dos melhores antivírus para Android. Aguarde :D

  5. Ótimo artigo, muito esclarecedor e a conclusão do artigo foi legal.
    Fiquei na dúvida em quais resultados seriam mais confiáveis, se da Av-Comparatives, Pro-Teste ou Olhar Digital? Pois me pareceu que as “balanças” deles não estavam aferidas um com o outro. Como a Av-Comparatives e Pro-Teste ficaram mais próximos descartei a opinião do Olhar Digital.
    Após ler o artigo, fui no Baixaki para ter mais argumentos para desempate entre os finalistas do Ynternix, e li por lá:
    – o GData não tem versão Português Br e é lento;
    – o Kapersky só oferece proteção para o navegador Internet Explorer;
    – o Bit Defender, não possui firewall; e
    – o F-Secure se saiu bem e apenas tem varredura lenta.
    Até mais.

Artigos mais recentes